Artigo | Desvendando o contemporâneo: o papel do jornalista-autor de livros-reportagem

O trabalho do jornalista-autor de livros-reportagem situa-se em um campo específico do jornalismo devido às suas especificidades mais autorais. Ainda que compartilhem elementos da cultura profissional dos colegas que trabalham em redações hierarquizadas, esses profissionais contam com um prazo mais dilatado para realizar entrevistas; pesquisar material documental; trabalhar o texto final e mesmo para buscar angulações diferenciadas das lupas do factual ou dos valores-notícia. Exemplos de “apresentações” e “agradecimentos” no corpo do texto de livros-reportagem, ou seja, pistas dos discursos dos próprios autores sobre os seus métodos ajudam a caracterizá-los como membros de um grupo que comunga os valores universais do jornalismo, mas com características peculiares de autonomia e autoria.

Autores:

Alexandre Zarate Maciel, Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz (MA). Atualmente cursa doutorado no programa de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com bolsa pró-doutoral da Capes.

Heitor Costa Lima da Rocha, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco/Programa de Pós-Graduação em Comunicação, orientador e coautor deste trabalho, com Pós-Doutorado pela Universidade da Beira Interior/Portugal

Download: Desvendando o contemporâneo: o papel do jornalista-autor de livros-reportagem

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s